sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Central Processing Unit - Funcionalidades Internas

  • É um processador, porque processa (move e calcula) dados;
  • É central, porque é o centro de processamento de um computador;
  • É uma unidade, porque é um só circuito integrado.

    Para entendermos como funciona um microprocessador, tentamos perceber a lógica usada para a sua criação.
    O microprocessador executa toda uma série de instruções que lhe dizem o que deve fazer. Baseado nas instruções que lhe são dadas, ele executa três coisas básicas através da sua Unidade Aritmética e Lógica (ALU):


    1. O microprocessador executa as principais operações matemáticas. Os microprocessadores mais recentes, no entanto, têm internamente um coprocessador aritmético, cuja função é auxiliar na execução de operações complexas com virgula flutuante.
    2. o microprocessador move dados de uma localização de memoria para outra.
    3. o microprocessador pode tomar decisões e saltar para um conjunto de instruções baseado nessas decisões.
    O CPU recebe continuamente instruções para serem executadas. Cada instrução é uma ordem de processamento de dados e o trabalho do CPU consiste principalmente em cálculos e transportes de dados. 
    O CPU recebe pelo menos dois tipos de dados:
    • Instruções acerca do que fazer com outros dados;
    • Dados que serão processados de acordo com as instruções.
    Chamamos instruções ao código de programação, que inclui mensagens enviadas ao computador, ordens de impressão, entre outras. Os dados normalmente dados do utilizador, sejam eles informações numa base de dados, uma folha de cálculo, um desenho,etc.
    A maior carga de trabalho do CPU consiste na descodificação de instruções e localização de dados, e os cálculos em si não são o tipo de trabalho muito pesado para um microprocessador.

    A descodificação é, no fundo, a percepção de instruções que o utilizador envia para o CPU. Isto quer dizer que os programas comunicam com o CPU através de uma família especifica de instruções.

    Os CPU mais recentes têm de perceber as mesmas instruções. Esta compatibilidade é um  standard da industria desde então.