domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cache interna (L1)

 486
Todos os membros da família i486 incluem um controlador interno de cache (level 1) com o 8 KB de memória cache. Basicamente, esta cache é uma ária de memória rápida incorporada no processador e que é usada para guardar dados e código que vai ser acedido pelo processador.
O uso da memória cache reduz o tempo de espera do processador por dados evitando que o processador fique à espera desses mesmos dados da memória principal, o que é muito mais lenta, aumentado, assim, substancialmente, a performance do processador.
A organização da memória cache no 486 é tecnicamente denominada de “four-way set associative cache”, o que quer dizer que a memória cache é dividida em quatro blocos, sendo cada bloco organizado em 128 ou 256 linhas, com 16 bytes cada linha.
O conteúdo da cache deve estar sempre sincronizado com o conteúdo da memória principal, de modo a assegurar que o processador esta a trabalhar com os dados correctos. Por essa razão, a cache nos 486 é do tipo Write-Through, isto é, quando o processador escreve informação na cache, essa informação é também escrita na memória principal.
I486DX
O i486DX é fabricado com tecnologia CMOS (complomentary Metal Oxide Semiconductor) de baixo consumo, originalmente disponível na versão de 168PGA (Pin Grid Array) de 168 pinos e uma tensão de 5 volts. Posteriormente, foi lançada uma versão para computadores portáteis de 208 pinos SQFP (Small Quad Flat Pack).
Entre outras características, o i486DX tem registos internos de 32 bits, barramento de dados externo de 32 bits e barramento de endereços de 32 bits. No seu interior tem qualquer coisa como 1,2 milhões de transístores e encontramos também um coprocessador matemático, uma unidade de gestão de memória e um controlador de cache com uma cache L1 de 8 KB. Devido a isso e a uma unidade interna de processamento mais eficiente, ele é capaz de executar instruções individuais a cerca de dois ciclos de processador.
Tal como o i386DX, o i486DX pode endereçar 4 GB de memória e gerir até 64 TB de memória virtual. Suporta inteiramente os três modos de operação do i386, isto é, modo real, modo protegido e modo real virtual.
 I486SX
O i486SX é virtual igual ao i486DX, mas com uma diferença: não tem coprocessador matemático. Algumas das primeiras versões do SX eram integradas da série DX, mas com defeitos no processador matemático, os quais foram aproveitados pela Intel para lançar uma versão mais barata do 486. No entanto, esta opção durou pouco, porque a Intel logo desenhou um novo chip sem coprocessador, tendo com isso baixado o número de transístores de 1,2 milhões para 1,185 milhões.
O i486SX foi lançando numa versão de 168 pinos e a velocidades de 16 MHz, 20 MHz, 25 MHz e 33 MHz, tendo também sido lançada ma versão SX2 que trabalhava a 50 MHz ou 66 MHz


Sem comentários:

Enviar um comentário