Unidade de Interface de Barramentos
É a parte do processador que faz a interface, ou ligação entre ele e o resto do sistema. O seu nome vem do facto de lidar com a informação que se movimenta através do barramento de dados, a ligação primária para a transferência de informação de e para o processador. Ela é responsável por responder a todos os sinais que vão para o processador e gerar sinais que saem do processador para o resto do sistema.
Unidade de Controlo
A unidade de controlo é o circuito que controla o fluxo de informação no processador e coordena as actividades das restantes unidades internas.
As funções executadas pela unidade de controlo variam gradualmente de acordo com a arquitectura do CPU, isto é, num processador que execute instruções x86 nativas, a unidade de controlo executa, entre outras, as tarefas de descodificação, gestão de execução e armazenamento de resultados. Num processador de arquitectura RISC, a unidade de controlo tem um trabalho significativamente mais activo. Ela gere a "tradução" de instruções x86 para micro-instruções RISC, gere os tempos de execução das micro-instruções entre as várias unidades de execução e controla o output dessas unidades de modo a que acabem no momento em que é suposto isso acontecer.
Coprocessador Matemático
O coprocessador matemático, ou, mais correctamente, unidade de virgula flutuante ou FPU, é dedicado à execução de funções ou operações matemáticas com números de virgula flutuante. Um número de virgula flutuante é aquele que não é inteiro. Os números inteiros e os dados representados por números inteiros são processados por um outro componente do processador, a Unidade Aritmética e Lógica.
Unidade Aritmética e Lógica
No PC, grande parte do trabalho é feito com informação inteira, isto é, números inteiros e dados que são representados por números inteiros. Nos inteiros incluimos números, caracteres e dados similares. Os números que não são inteiros são números de virgula flutuante.
Sem comentários:
Enviar um comentário