sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Especificações e Características dos Processadores

Barramentos

Uma das características principais de um processador ou CPU são os seus barramentos. Os barramento funcionam como "auto-estradas" por onde circula a informação, seja no interior do CPU ou do interior para o exterior, e vice-versa. 
  • Os barramentos internos transportam a informação entre os vários componentes internos do processador, isto é, coprocessador aritmético, cache L1, registos,etc.
  • Quanto aos barramentos externos são três: barramento de dados, barramento de endereços e barramento de controlo, cada qual com a sua função especifica. 


Barramento de endereços

O barramento de endereços permite identificar qual o componente e a localização exacta dentro do mesmo, para que o processador possa comunicar com ele e enviar os respectivos dados. No entanto, o dispositivo de destino tem de saber que algo lhe é dirigido e para isso usa um descodificador próprio, o "adress decoder", que lhe permite identificar o endereço e saber qual a localização no seu interior.

Cada fio do barramento de endereços transporta um único bit de informação que corresponde a um só digito de endereço. Quantos mais fios ou digitos o processador tiver para calcular estes endereços, maior será o numero total de localizações endereçáveis. O tamanho, o comprimento do barramento de endereços, indica a quantidade máxima de memória que o processador poderá endereçar.


Barramento de dados

O barramento mais frequentemente discutido é o de dados. Neste barramento, circulam os dados que são recebidos ou enviados, de e para periféricos e memória. Quantos mais sinais puderem ser enviados simultaneamente, maior quantidade de dados pode ser transmitida durante um determinado intervalo de tempo. Assim, e em consequência disso, teremos um barramento mais rápido.


Nos computadores, os dados circulam como informação digital, a qual consiste no intervalo de tempo que um fio condutor leva para transportar um só bit, seja ele de valor "1" ou "0". Isso quer dizer que, quantos mais fios tiverem, maior será o número de bits individuais que o microprocessador consegue transportar durante o mesmo intervalo de tempo. Assim sendo, um processador de 16 bits tem 16 fios a transmitir e a receber dados, pelo que terá um barramento de dados de 16 bits. Um microprocessador de 32 bits tem o dobro dos fios e assim consegue transmitir o dobro dos dados simultaneamente, durante o mesmo intervalo de tempo que o seu congénere de 16 bits.


Para percebermos isto melhor, vamos utilizar um exemplo que não será dia-a-dia, mas pelo menos é do fim-de-semana. Imaginemos um estádio de futebol em dia de jogo, onde temos 16 portas que nos permitem fazer entrar 16 adeptos simultaneamente. Se demorar 20 segundos para que cada conjunto entre no estádio, em 1 minuto conseguimos introduzir 48 adeptos. Mas se tivermos 32 portas em vez de 16, conseguimos no mesmo intervalo de tempo fazer entrar o dobro dos adeptos.

Caracteristicas dos processadores Pentium

Frequência externa- É a velocidade com que o processador comunica com os componentes externos, por outras palavras, a velocidade dos barramentos externos.

Frequência interna- Em oposição à anterior, trata-se da velocidade dos barramentos internos ou, como é mais conhecida, velocidade de processamento.

Registos internos- Indica o maior número que o processador pode manipular numa só operação.

Barramento de dados- Transporta os dados de e para o exterior do processador.

Pipelines- Indica quantos processos o processador consegue executar simultaneamente.

Memória- Capacidade máxima de memória endereçável pelo processador. Depende do tamanho do barramento de endereços.

FPU- Floating Point Unit ou coprocessador matemático, como é mais conhecido.

Cache L1- Cache nivel 1 ou cache interna.

MMX- Capacidade de executar operações multimédia.

Barramento de controlo

O barramento de controlo tem como função primordial a sincronização do processador com os restantes componentes. Como estes são sempre mais lentos do que o processador, provocam estados de espera que necessitam de ser controlados, de modo que a comunicação entre o processador  e os componentes externos seja feita eficazmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário