domingo, 6 de fevereiro de 2011

Intel Centrino Duo e Intel Core 2 Duo

O Centrino Duo e a actualização do processador Centrino. Com dois núcleos e 4MB de cache, este processador vê o seu desempenho aumentado 20% e, muito importante nos portáteis, a sua autonomia fica acrescida, pois consome menos 28% de energia.
Algumas das características deste processador são:
·         Intel Core 2 Duo – Com dois núcleos a funcionar à mesma frequência, o desempenho aumenta consideravelmente.
·         Intel Wide Dynamic Execution – permite melhorar o desempenho de cada núcleo, podendo desta forma executar até quatro instruções em simultâneo.
·         Intel Advanced Digital Media Boost – Duplica a velocidade de execução para instruções multimédia e aplicações gráficas.
·         Intel 64 – Utiliza tecnologia a 64bits, como o Futuro Windows Vista e aplicaoes futuras.
·         Intel Dynamic Power Coordination – Permite gerir o consumo de energia de cada núcleo, independentemente, poupando energia.
·         Intel Dynamic Bus Parking – O chipset é desligado quando o processador está a trabalhar em baixa frequência.
Este processador foi desenvolvido a pensar na crescente necessidade dos utilizadores das empresas bem como os domésticos, de utilizarem programas cada vez mais “pesados” como edição de vídeo, tratamento de imagem e jogos, que são cada vez mais exigentes.
Desta forma, o intel Core 2 Duo bem equipado com dois núcleos e com uma gestão de energia mais avançada, como a referida no processador anterior. A única diferença é que este CPU é para computadores de secretaria e não para portáteis. Utilizando o chipset Intel 965 Express, permite a este processador medir a temperatura do mesmo, pois possui sensores térmicos internos. Desta forma, diminui o ruído das ventoinhas, pois só funcionam a velocidades maiores se a temperatura for alta.
O Core 2 Extreme foi projectado para processar múltiplas tarefas simultaneamente sem perder desempenho, como jogos ultrarrealistas, processamento de vídeo profissional e cálculos elaborados (fig. 3.46).
Este processador vem equipado com o sistema DTS (Digital Thermal Sensor) o que permite regular o funcionamento das ventoinhas e assim diminuir o ruído das mesmas.
Como suporte, foi criado o chipset Intel P965 Express desenhado para um melhor desempenho da memória e permite a instalação de duas placas gráficas em simultâneo.
Algumas das características deste processador são:
  • Processamento Dual Core – Com dois núcleos a partilhar 4 MB de cache e com um Front Side Bus de 1066 MHz.
  • Intel Wide Dynamic Execution – Permite melhorar o desempenho de cada núcleo, podendo desta forma executar até quatro instruções em simultâneo.
  • Intel Advanced Digital Boost – Duplica a velocidade de execução para instruções multimédia e aplicações gráficas.
  • Intel 64 – Utiliza tecnologia a 64 bits, como o futuro Windows Vista e aplicações futuras.
  • Intel Virtualization Technology – Este sistema permite que uma única plataforma de hardware funcione como múltiplas plataformas virtuais
  • Intel Designed Thermal – Este sistema permite que uma única plataforma de hardware funcione como múltiplas plataformas virtuais.
  • Intel Designed Thermal Solution for Boxed Processors – Inclui um conector de quatro pinos para controlo da velocidade das ventoinhas para diminuir a sua acústica, dependendo da temperatura e voltagem que o processador está a utilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário