domingo, 6 de fevereiro de 2011

Registos Internos

No tamanho dos registos internos temos um bom indicador da quantidade de informação que o processador pode operar num determinado tempo.

Os processadores podem manipular números de qualquer tamanho, mas quanto maior for o número, mais tempo o processador demora a executar as operações necessárias.

Os registos são áreas de armazenamento internas do processador e são usadas para guardar dados que estão por ele a ser "trabalhados". Os registos são o mais rápido tipo de memória acessível ao processador, isto porque, além de fazerem parte integrante do processador, também estão ligados directamente á sua lógica.

A maior parte das operações é executada nos registos; o processador não pode executar operações aritméticas directamente na memória, por isso, se quisermos adicionar o valor 1 a uma localização de memóia, o que o processador faz é carregar o valor incial da memória para um registo, adicionar 1 ao registo e depois guardar o valor novamente na memória.

Alguns processadores têm um barramento de dados interno de tamanho diferente do barramento de dados externo. Um bom exxemplo disso é o 8088 e o 386SX, cada um deles com um barramento de dados interno que é o dobro do correspondente barramento externo. Estes desenhos híbridos são versões mais económicas do processador original. O 386SX, por exemplo, pode transportar dados internamente com um tamanho de registos de 32 bits, mas, para comunicar com o exterior, o chip está limitado a um barramento de dados de 16 bits.

Os registos internos, por vezes, são maiores do que o barramento de dados, o que quer dizer que o processador necessita de dois ciclos de relógio para encher um registo antes de ele poder ser usado. Podemos ver como exemplo disso o 386SX e o 386DX, ambos com registos internos de 32 bits, embora o 386SX necessite de dois ciclos para encher os registos, enquanto que o 386DX necessita somente de um. O mesmo acontece quando os dados são passados dos registos internos de volta ao barramento do sistema.

No entanto, o Pentium temos o caso inverso. O Pentium tem um barramento de dados de 64 bits, mas somente 32 bits nos registos internos. Isto pode parecer problemático para o funcionamento do processador, mas o Pentium tem duas pipelines internas de 32 bits para processamento de informação. É quase como se o Pentium tivesse dois processadores de 32 bits num só chip. Além disso, o barramento de dados de 64 bits assegura um funcionamento eficiente desses registos de 32 bits.

Sem comentários:

Enviar um comentário