domingo, 6 de fevereiro de 2011

Velocidade do Processador - Overclocking (continuação)

Overclocking

Dado que quase todas as placas principais nos permitem alterar livremente a velocidade do barramento e a velocidade do relógio, em princípio, podemos aumentar a velocidade de processamento da nossa máquina, isto é, podemos configurar a nossa placa de modo que o nosso computador funcione, por exemplo, a 800 MHz, ,mesmo que as características de fábrica digam que ele é um 600 MHz, isto é, se ele funcionar , o que nem sempre acontece.

As frequências que podemos alterar são:
  • A velocidade do barramento, normalmente de 100 MHz ou 133MHz, mas digamos que a queremos alterar de 100 MHz para 133 MHz.
  • A velocidade do processador pode também ser aumentada e aqui esse aumento pode ser efectuado de dois modos: pelo aumento da velocidade do barramento e pelo aumento do seu factor multiplicativo.
O resultado de qualquer um destes processos é um processador mais rápido. No entanto, se aumentarmos a velocidade do barramento, isso vai afectar também a velocidade com que os dados são enviados e recebidos da RAM e para isso a RAM também tem de suportar esse aumento.

Por outro lado, quando aumentamos a velocidade interna do processador, temos de ver se as aplicações que utilizamos funcionam eficazmente, pois as muitas aplicações não suportam esse tipo de aventuras.

Quando fazemos o overclocking, temos de ter em atenção um factor extremamente importante nos processadores: aquecimento, já que o aumento da temperatura é um dos maiores perigos para o nosso processador.

Quanto mais aumentamos a velocidade de processamento, maior necessidade temos de uma boa refrigeração para o processador. Os processadores são construídos com tecnologia CMOS, a qual funciona melhor a baixas temperaturas. Assim, com o aumento da temperatura, podemos ter o resultado oposto ao desejado, isto é, uma drástica diminuição da performance.

Por isso, se está a pensar fazer o overclocking á sua máquina, primeiro veja se o processador o permite, procure saber qual a performance máxima que pode tirar dele e, muito importante, não se esqueça de reforçar o dissipador de calor do processador.

Sem comentários:

Enviar um comentário