domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pentium III

O processador Intel Pentium III, com o nome de código “Katmai”, tem uma performance excelente para qualquer tipo de software e é 100% compatível com todo o tipo de software baseado na arquitectura Intel. O Pentium III funciona a 450MHz e 500MHz. O fabrico a 0.25µ, o que permite estes processadores incorporar cerca de 9.5 milhões de transístores, o que da um maior poder de processamento utilizando menos espaço.
O significativo aumento de capacidade de processamento sobre as arquitecturas anteriores baseia-se numa combinação da microarquitectura P6, extensões Straming SIMD, aperfeiçoamento da tecnologia MMx e o número de série do processador.



As principais características do Intel Pentium III são:
·         Velocidade de processamento de 450MHz e 500MHz.
·         Utilização do processo de fabrico a 0.25µ, o que permite reduzir o consumo de potência e aumentar as frequências do núcleo.
·         Inclusão de extensões Internet Streaming SIMD, que são 70 novas instruções de código que permitem melhorias significativas em aplicações de imagem, 3D, vídeo, áudio e reconhecimento de fala.
·         Aumento pela arquitectura DIB de largura de banda e performance em relação aos processadores de barramento único.
·         Inclusão de número de série de processador, que permite que o computador, e por inerência o utilizador, seja facilmente reconhecido numa rede ou por aplicações.
·         Cache L1 de 32KB (16KB para dados e 16KB para instruções) cache L2 unificada de 512KB, o que permite um mais rápido acesso aos dados mais usados.
·         Suporte de cache de memória até 4GB de espaço endereçável.
·         Permissão de sistemas escaláveis expandidos até dois processadores e 64GB de memória física.
No que consiste a tecnologia P6 Dynamic Execution:
·         Multiple branch prediction – Prediz a execução do programa através de vários ramos, o que permite acelerar o funcionamento do processador.
·         Data flow analysis – Cria, optimiza e reordena instruções analisando as dependências entre elas.
·         Speculative execution – Executa as instruções especulativamente e, baseado neste optimização, assegura que a execução superescalar do processador seja sempre utilizada.
As extensões Internet Streaming SIMD são 70 instruções novas e incluem uma instrução única, dados múltiplos para operações de vírgula flutuante, instruções adicionais DIMD-integer e controlo de cache. As tecnologias que vão beneficiar mais directamente destas novas instruções serão:
·         Imagem a 3 dimensões, dado pelo CPU permite mais altas contagens de polígonos e efeitos de luz.
·         Animação, dado que o CPU vai permitir incorporar um mais realismo e interactividade.
·         Processamento de imagens, oferecendo uma mais alta taxa de frames, profundidade de cores e algarismos de processamento de imagens, o que permite trabalhar com imagens maiores e mais complexas.
·         Vídeo, que vai permitir a codificação e edição e vídeo MPEG2 em tempo real.
·         Reconhecimento de voz, que vai dar uma maior precisão e tempo de resposta mais rápido.
O número de série de um processador é o primeiro passo para a segurança no computador e serve como número de série electrónico para o processador e, por extensão, ao sistema ou ao utilizador, permitindo que o sistema ou utilizador sejam identificados por aplicações ou mesmo por uma rede. O número de série associado ao nome de utilizador e a uma palavra-passe pode ser utilizado na Internet como sistema de segurança em comércio electrónico. No entanto, estão a levantar-se obstáculos à utilização do número de série por poder criar o risco de violação de privacidade.
Entre outras características significativas do Pentium III encontram-se o encapsulamento SECC2, criado pela Intel, e que permite uma maior disponibilidade de espaço e maior protecção no manuseamento do CPU.
Tal como no Pentium II, a arquitectura de Duplo Bus Independente aumenta a performance e permite um maior fluxo de dados para o núcleo.
Em Outubro de 1999, a Intel lança o Pentium III E, com 28,1 milhões de transístores e velocidades entre os 600MHz e 1.26GHz. A partir desta versão, a Intel introduziu algumas diferenças no PIII e uma delas tem a ver com o aspecto físico do esmo, tendo a Intel abandonado a cartridge SECC e tendo voltado ao aspecto CHIP com o socket 370. Outra diferença é o facto de a cache nível 2 ter passado de 512KB para 256KB; no entanto, a cache passou a trabalhar à mesma velocidade do processador. Ainda outra  diferença bastante significativa é a utilização do processo de fabrico de 0,18µ, isto é, os fios no interior do chip foram reduzidos de 0.25µ para 0.18µ, é o mesmo que dizer 1/500 da espessura de um cabelo humano. A consequência imediata deste processo tecnológico foi a redução da tensão 2,2volts para 1,6volts. Em consequência, o chip passou a desenvolver menos calor com a mesma frequência de relógio, podendo assim aumentar-se a velocidade de processamento.
Em Janeiro de 2000 apareceu a versão PIII EB com barramento a 133MHZ e as mesmas características da versão E, sendo EB simplesmente a indicação de barramento a 133MHz.

Sem comentários:

Enviar um comentário