domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pentium D , Pentium Extreme Edition e Pentium M

Com a necessidade de evolução, foi criado o Pentium D (desktop). Este processador com dois núcleos, permite aos utilizadores a capacidade de executar vários programas em simultâneo, como estar a jogar ou executar um programa multimédia, ao mesmo tempo que o sistema executa outras tarefas.
O processador com dois núcleos (Dual-Core) é uma evolução de Hyper-Threading. Embora as duas tecnologias permitam a execução de programas em simultâneo, a tecnologia Dual-core permite a real execução de programas simultaneamente, de forma a que vários utilizadores possam usar varias aplicações através do mesmo PC numa rede local.
As características principais deste processador são:
·         Tecnologia Dual-Core.
·         Tecnologia Enchanced Intel Speedstep, disponível nos processadores 830 e 840, que permite ao sistema ajustar automaticamente a voltagem do processador e a frequência do núcleo, baixando o consumo de energia e temperatura.
·         Memoria cache L2 com 2MB.
·         Tecnologia Extended Memory 64, que permite o acesso do processador a grandes quantidades de memória física, através de software e hardware 64bits.
·         Instrução multimédia SS3 para acelerar o desempenho de aplicações multimédia.
·         Tecnologia de fabrico de 90nm.
·         Barramento a 800MHz.
O Intel Extreme Edition é um processador com dois núcleos, semelhante ao Pentium D, mas em que cada núcleo utiliza a tecnologia Hyperthreading. Ora, se um processador com dois consegue executar duas instruções em simultâneo, esses mesmos núcleos com a tecnologia Hyperthreading permitem executar quatro instruções em simultâneo.
As principais características deste processador são:
·         Tecnologia Dual-Core – com dois núcleos a funcionar à mesma frequência, o desempenho aumenta consideravelmente.
·         Cache L1 – Este processador possui 2 caches L1 16KB cada. Para aumentar o desempenho, cada núcleo tem uma cache de 12KB, designada por Execution Trace cache, que armazena a informação já descodificada que vai ser executada.
·         Cache L2 – De 2MB.
·         Intel EM64T- O Extended Memory 64 Technology permite aumentar o acesso à memoria, com software e hardware adequados.
·         Intruçoes multimédia SSE3 – Para acelerar o desempenho de aplicações multimédia
·         Tecnologia de fabrico de 90nm.
O Pentium M(mobile) foi desenhado para computadores portáteis. Com um barramento entre os 400MHz e os 533MHz, pode alcançar velocidades entre os 1.5GHz e os 2,26GHz. Utilizando a tecnologia Speedstep, acima descrita, permite poupar energia, que, no caso de portáteis, é bastante útil, devido à autonomia das baterias.

Sem comentários:

Enviar um comentário