domingo, 6 de fevereiro de 2011

Processadores AMD

A AMD (Advanced Micro Devices) tornou-se no maior concorrente da Intel no campo dos processadores. Essa concorrência tornou-se mais notória nos processadores tipo Pentium, dos quais vamos ver algumas características resumidas.
K5
O K5 é uma cópia do PENTIUM clássico. O velho K5 era denominado com PR133, isso queria dizer que tinha a performance do PENTIUM 133. No entanto, internamente trabalhava a 100 MHz, mas tinha de ser instalado e configurado como um 133. Além do 133, a AMD lançou também o PR166 que, como o seu nome indica, competia com o Intel P166.
Para conseguir ter performances idênticas aos seus oponentes da Intel, apesar de internamente funcionarem a velocidades inferiores, a AMD desenvolveu uma cache optimizada além de outras características técnicas mais desenvolvidas nos processadores Intel. A única coisa em que a AMD não conseguiu passar a Intel foi na unidade de vírgula flutuante ou coprocessador aritmético.
Vamos ver na tabela3.19 os modelos AMD K5.
K6
O processador K6, lançado pela AMD em Abril de 1997, marcou um momento histórico na evolução dos PC. Pela primeira vez desde o aparecimento dos PC, o PC mais rápido do mundo não tinha no seu interior um processador da Intel, embora isso tenha acontecido apenas por alguns dias. Poucos dias depois, a Intel lança no mercado o Pentium II, sensivelmente mais veloz do que os seus antecessores. O processador Pentium II fez com que o K6 voltasse novamente ao seu lugar. De qualquer forma, a AMD provocou uma reacção salutar num mercado detido quase completamente pela Intel, fazendo com que esta baixasse em quase 40% os preços dos seus modelos mais populares.
Vejamos agora algumas das características do AMD K6:
· Cache L1 de 64 KB, dividida tal como nos Intel em cache de dados e cache de código, só que neste caso são duas caches de 32 KB.
· Tecnologia 0,25u.
· Núcleo RISC com descodificador CISC.
· Descodificador CISC/RISC que consegue descodificar até duas instruções por impulso de relógio.
· Conjunto de instruções MMX, compatível com o MMX da Intel.
· Compatível com socket 7.
· Alimentação a 2,9 volts, com excepção do K6-233 que deve ser alimentado a 3,2 volts.
Os modelos do AMD K6 podem ser vistos na tabela 3.20.
K6-2
O K6-2 é o primeiro processador para socket 7 a oferecer um barramento de 100MHz, permitindo assim acelerar a transferência de dados entre o processador e o resto do sistema.
Além de um Front Side Bus de 100 MHz, o K6-2 tem o MMX melhorado em relação ao original K6. Além disso, também é fabricado utilizando a tecnologia 0,25u e 21,3 milhões de transístores.
O K6-2 tem também um desenho de cache de três níveis: uma cache L1 de 64 KB, uma cache L2 de 256 KB, funcionando ambas à mesma velocidade do processador, e um Front Side Bus de 100MHz para uma cache L3 opcional que, a existir, reside na motherboard.
Outra das características do K6-2 é a tecnologia 3DNow. Esta tecnologia é a primeira inovação à arquitectura x86, que aumenta significativamente a performance de aplicações multimédia e gráficos 3D. Esta tecnologia consiste em 21 novas instruções que podem ser usadas por empresas que desenvolvem software, de modo a dar uma melhor performance em gráficos e jogos 3D.
Nem todos os processadores da gama K6-2 funcionam a 100MHz e na tabela 3.21 podemos ver a gama K6-2, sua velocidade de barramento e factor multiplicativo.
K6-III
Lançado no verão de 1999, o K6-III incorpora também a tecnologia 3DNow, assim como a cache de três níveis. No k6-III podemos encontrar:
  • Uma unidade K6-2 melhorada.
  • Cache L2 interna de 256 KB.
  • Desenho de cache de três níveis.
  • Novo Front Side Bus de 133 MHz.
  • Velocidades de relógio de 400 MHz e 450MHz.
Tanto a cache L1 de 64 KB, como a L2 de 256 KB, estão integradas no interior do chip e isso faz com que a cache L2 trabalhe à mesma velocidade que o processador. Dado que o K6-III, tal como o K6-2, foi feito para trabalhar numa motherboard super 7, isso permite-lhe ter também uma cache L3 na motherboard que poderá ir até 2 MB, o que quer dizer que no toal podemos ter um máximo de 2.368 KB de memória cache.
No entanto, e apesar de toda a performance que o K6-III nos pode dar, ele, com os outros processadores da AMD, tem um handicap em relação aos seus equivalentes Intel, a unidade FPU ou Floating Point Unit. À mesma frequência de relógio, a sua performance é de cerca de 40% da de um Pentium III. No entanto, com a tecnologia 3DNow, a qual é suportada pelo DirectX da Microsoft, essa diferença diminui para cerca de 15%.



Sem comentários:

Enviar um comentário